< voltar para o Blog

O início da era Funcional

O marco de 10 anos da nossa existência, comemorado em janeiro, também é de uma grande mudança para nós: a partir de agora, todos os negócios da Funcional Consultoria e da Funcional Contabilidade estão integrados em uma única empresa — a Funcional. 

 

 

Para nós, isso significa um passo significativo em direção ao futuro, integrando não apenas os escritórios, mas também as gestões, as ideias, os processos e, claro, as maneiras de enxergar como transformar, potencializar e perpetuar os negócios dos nossos clientes e parceiros.  

As mudanças são várias: a começar pela nossa estrutura física, onde está a matriz da Funcional, em Cascavel (PR). Para marcar essa nova fase, os ambientes dos prédios foram reformados e adequados para os fluxos dos colaboradores e clientes. Além disso, a Funcional também está abrindo um novo escritório em Curitiba (PR), aumentando ainda mais a nossa presença pelo país — que já conta com pontos em Passo Fundo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS).   

Para Matheus Sobocinski, CEO da Funcional, a mudança é um passo natural das duas empresas – unidas pelos mesmos compromissos e valores. "A integração solidifica uma construção de mais de trinta anos em contabilidade e serviços prestados ao empresário brasileiro. Isso nos proporcionou entender o mercado e a direção que nosso negócio deveria seguir", explica ele.  

De acordo com ele, a Funcional segue com uma postura inovadora de mercado. "Optamos por um modelo híbrido, queremos oferecer um modelo ‘full service’, ainda pouco adotado no Brasil, mas que apostamos. Em breve, será adotado pela maioria do mercado", completa ele.  

Para o diretor de backoffice, Rafael Brito, esse novo modelo é a grande novidade do grupo, mas também para todo o ambiente de negócios. "A consolidação do full service trará soluções integradas e de resultado para os clientes, tornando a experiência deles conosco um diferencial”.  

O que muda para os clientes? 

Do ponto de vista da atuação com os clientes, a perspectiva segue a mesma: nossas equipes foram reorganizadas, mas permanecem atuando todos os dias em busca de estratégias inovadoras, soluções eficientes, planejamentos adequados às demandas dos clientes e meios de lidar com todas as dificuldades impostas pelas legislações, pelos contextos e pelo próprio mercado. De certa forma, a transformação da empresa é parte da sua própria identidade de estar sempre em mudança.  

A Funcional, porém, ficará mais robusta: imediatamente, já serão mais de 500 clientes na carteira. É um número expressivo, mas que reforça a responsabilidade em entregar resultados e atingir os objetivos de todos eles. Mais do que isso, renova as forças para encontrar soluções eficientes e alternativas vantajosas de negócios. 

 Entre os principais serviços, estão: 

Tributário: assessoria completa de gestão tributária empresarial, compliance tributário, atuação sobre incentivos, benefícios e estratégias fiscais; planejamento tributário, revisão de grade tributária e recuperação de tributos diversos, assim como de créditos oriundos de ações judiciais 

Outsourcing: BPO financeiro, BPO Contábil, BPO Trabalhista e Previdenciário, BPO Tributário e revisão de IRPF. 

Advisory: reestruturação financeira e contábil, gestão e avaliação de riscos, BPM financeiro, gestão por resultados e estruturação de empresas para emissão de certificados CRI/CRA. 

Trabalhista: auditoria, compliance, consultoria e assessoria, reestruturação trabalhista e previdenciária. 

Auditorias: financeira, interna e operacional. 

Governança: ESG, sucessão familiar, resolução de conflitos, acordos de acionistas. 

Legal: assessoria e implementação de LGPD, compliance, concessões de licenças governamentais. 

 

Funcional: 30 anos de história 

Apesar de estar comemorando uma década de existência, a Funcional é muito mais antiga do que isso. Vem do esforço e do pioneirismo de Cristóvão Sobocinski, que deu o pontapé inicial na contabilidade há 30 anos, com apenas dois computadores. “Dali em diante foi só investimento. Muitos e muitos anos só investindo no escritório. Construi-lo, fazê-lo crescer e, no fim, a coisa decolou”, conta ele.

O diretor de Labor, Rogério Garcia Vieira, que também está na Funcional desde os primórdios, relembra as dificuldades daquele período inicial. Ele conta, por exemplo, como ele e Cristovão Sobocinski construíram, literalmente, o chão da contabilidade. “Fizemos uma espécie de mezanino em que ele ia cortando as madeiras  e eu ia juntando e pregando as madeiras. Foi dali que saiu o nosso primeiro escritório. É um episódio marcante para mim”, relembra. 

Já a Funcional Consultoria, que agora passa a integrar a nova empresa, nasceu pela união das forças de Matheus Sobocinski, Rafael Brito e Luiz Zanatto que, dez anos atrás, viram na atuação da Funcional Contabilidade uma série de novas possibilidades. A integração atual é um processo natural que entregará uma dinâmica mais presente e consultiva aos clientes, além de aumentar os fluxos de investimentos e um grandíssimo salto técnico no atendimento. 

Para Cristovão Sobocisnki, ver a Funcional como empresa integrada hoje é uma vitória significativa tão grande que nem ele mesmo chegou a imaginar. “Em função de todo o trabalho, hoje estamos com uma estrutura enorme, um número significativo de colaboradores – acreditando sempre neles, fazendo um trabalho sério aos clientes. Foi assim que tudo aconteceu”, completa. 

Mas isso não é uma vitória só dele – é de todos os colaboradores. O supervisor de Advisory, Samuel Campos, por exemplo, expressa a identidade da empresa da melhor forma: para ele, é apenas em um lugar  como a Funcional que todo tipo de ideia é ouvida e, se for viável, executada. "É onde eu posso realizar minhas ideias mais absurdas, porque aqui tem um ambiente onde elas são levadas a sério", finaliza.  

"É uma constante mudança estar aqui dentro. A gente nunca fica na zona de conforto", continua Daniele Lengler, head de Outsourcing. "Estamos sempre com novos desafios e novas entregas", completa. "Nós até brincamos que aqui não podemos nos apegar nem à própria cadeira, porque tudo está sempre mudando, sempre inovando", completa a especialista contábil e tributário, Caroline de Mello. 

Para entrar em contato agora com o Supervisor de Contas da Funcional e saber como podemos ajudar seu negócio, clique aqui.

 

Assine nossa newsletter